Os Descobrimentos
A Europa recupera da crise
A partir dos meados do século XV, a Europa começou a dar sinais de recuperação económica, visível no aumento da população, no incremento da produção agrícola e na reanimação do comércio.
No entanto, a Europa necessitava de encontrar soluções para alguns problemas nascidos do seu próprio dinamismo económico.
Um desses problemas era a falta de metais preciosos. O desenvolvimento do comércio ao uso cada vez maior da moeda. A dependência europeia relativamente ao ouro africano, trazido pelos comerciantes muçulmanos, fazia crescer o desejo de chegar directemente às regiões de origem.
_______
Por outro lado, também as especiarias e as mercadorias de luxo do Oriente, que os Italianos distribuíam pela Europa, chegavam ao continente através das caravanas muçulmanas, que as transportavam seguindo as rotas do Levante.
O elevado número de intermediários fazia subir o preço dos produtos, tornando-os acessíveis apenas a um grupo muito restrito de pessoas.
_______
O mundo visto pelos Europeus
A noção que os Europeus tinham sobre o resto do Mundo era, no século XV, muito limitada, levando-os a acreditar serem o centro do universo então conhecido.
As informações geográficas baseavam-se fundamentalmente nos mapas de Ptolomeu, com grandes omissões e incorrecções, e nos relatos de quem viajava (como por exemplo, Marco Pólo).
_______
Da África apenas se conhecia o Norte e a costa até ao Cabo Bojador. Sobre o Oriente havia relatos das suas riquezas em sedas, porcelanas, especiarias e dos usos e costumes das suas gentes.
O continente americano e a Oceânia eram desconhecidos.
Muitas lendas e mitos circulavam acerca do mar tenebroso. A crença na existência de monstros, perigos e fenómenos naturais extraordinários povoavam de medo a imaginação das populações europeias, confundindo-se muitas vezes com a realidade.
A lenda do Adamastor
_______
Condições da prioridade portuguesa na expansão• condições geográficas:
- costa extensa
- bons portos naturais
- proximidade aos continentes africano e americano
• vocação marítima:
- pesca
- comércio
- pirataria
(portugueses = marinheiros experientes)
• situação do reino:
- situação de paz (1411)
- falta de ouro, cereais e mão de obra
- sociedade dinâmica (a burguesia tem o apoio do rei)
• conhecimentos técnicos e científicos:
- influência judaica e muçulmana (deixaram-nos os seus conhecimentos e técnicas):
Bússola |
Quadrante | muçulmanos
Astrolábio |
Carta-Portulano | italianos
Navegação astronómica – feita no mar alto guiando-se pelo Sol e estrela Polar
Caravela usa velas triangulares que permitem navegar à bolina (de origem muçulmana)
Astrolábio
Quadrante
Balestilha
Bússola
Caravela
Nau
_______
Sem comentários:
Enviar um comentário